Portugal

PS aceita lista única com nomes para o Tribunal Constitucional

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, anunciou que o partido está disponível para aceitar uma lista única com os nomes para o TC mas não desiste da escolha de Conde Rodrigues.

Depois do pedido feito pela presidente da Assembleia da República, para que PS, PSD e CDS voltassem a sentar-se á mesa para acertarem uma lista que cumpra todos os requisitos para a eleição dos juízes para o Tribunal Constitucional (TC).

Em resposta, o PS diz que aceita apenas que se forme uma lista única.

Numa altura em que são conhecidas as reticências em relação ao nome proposto pelo PS, Conde Rodrigues, antigo secretário de Estado, que - de acordo com algumas leituras, não reúne as condições por não ser juiz em exercício, o líder parlamentar do PS recusou qualquer outro comentário e explicou até onde vai a disponibilidade do PS.

Assunção Esteves pediu hoje ao PSD, PS e CDS que voltem a reunir-se e apresentem uma lista única com os três candidatos ao tribunal constitucional.

A presidente da Assembleia da República sublinha a importância do rigor, na escolha de nomes, e pelo menos dois têm que ser juízes.

Os socialistas já fizeram saber que só aceitam juntar as duas listas mas não retira o nome de Conde Rodrigues.