Vítor Constâncio, vice-governador do Banco Central Europeu, lamenta que ainda não se perceba a 100 por cento a razão para um tão rápido crescimento do desemprego na Zona Euro.
Esta sexta-feira ficou a saber-se que o desemprego em Espanha atingiu o valor recorde de 24,44 por cento.
Vítor Constâncio vê com preocupação o desemprego a crescer não só em Espanha, mas no conjunto dos países que partilham a moeda comum.
«Não há ainda uma compreensão total sobre as razões porque isso aconteceu, é certo que em determinados países há recessões, mas já estava previsto e ninguém previu no entanto que o desemprego aumentasse tanto», explica.
O vice-governador do BCE considera também que o corte do rating de Espanha não tem um impacto imediato em Portugal, mesmo sabendo que aquilo que se passa em Espanha pode arrastar o nosso país.
A porta-voz do Governo de Madrid já admitiu hoje que a economia espanhola está a viver um dos momentos mais duros de sempre.
Vítor Constâncio participou, esta sexta-feira, numa conferência conjunta com a Comissão Europeia (CE), em Frankfurt, sobre a integração e a estabilidade financeira na Europa.