Desporto

Rio Ave assegura permanência, Académica mais perto da manutenção

O Rio Ave assegurou a permanência da Liga ao empatar a dois golos em Paços de Ferreira. A Académica precisa de um empate na última jornada para alcançar este objetivo.

O Rio Ave garantiu, este sábado, a permanência na Liga após uma igualdade a dois golos no terreno do P. Ferreira, com o veterano João Tomás a marcar para os vilacondenses aos 90 minutos.

O experiente avançado português tinha inaugurado o marcador aos oito minutos, depois de um lance de insistência de Atsu pela esquerda.

Dez minutos depois, os pacenses empataram por Melgarejo, após este jogador paraguaio ter atirado ao ferro, quatro minutos antes.

O guarda-redes Cássio foi a grande figura desta partida ao opor-se por várias vezes aos avançados do Rio Ave, em particular na primeira parte, impedindo os vila-condenses de ganharem vantagem no marcador.

Já depois de Cássio ter evitado os golos de João Tomás e Jorginho, aos 74 e 80 minutos, o P. Ferreira adiantou-se no marcador pelo suplente Alvarez, a quatro minutos do final.

Só que já em cima do final, João Tomás restabeleceu o empate após um erro de André Leão, com Cássio a nada poder fazer perante o segundo golo do Rio Ave.

Em Coimbra, a Académica venceu o V.Setúbal por 1-0, naquela que foi a primeira vitória dos estudantes na segunda volta do campeonato.

Os "estudantes", que já não ganhavam há 16 jogos e precisam agora de um empate para se manter na Liga, garantiram o triunfo com um tento de Edinho, aos 41 minutos.

Noutro dos jogos do dia, o Nacional fechou a época na Choupana com um triunfo por 3-1 sobre o Gil Vicente, numa partida em que os gilistas estiveram a vencer com um golo de Hugo Vieira aos 38 minutos.

A equipa madeirense empatou nos descontos da primeira parte num livre direto convertido por Claudemir, com Keita e Mario Rondon a confirmarem o triunfo dos locais na segunda metade.