Dados do BdP indicam que em março o financiamento dos bancos às empresas e às famílias atingiu a maior subida, com quase seis mil milhões de euros em novos empréstimos.
De um mês para o outro, a Banca aumentou quase em 50 por cento o financiamento à economia portuguesa. Em março foram concedidos 5,8 mil milhões de euros em novos empréstimos, mais 1,9 mil milhões do que em Fevereiro, indica o Banco de Portugal (BdP).
A maior subida aconteceu no crédito concedido às famílias. Os empréstimos da Banca aos particulares dispararam em março 183 por cento.
O aumento aconteceu tanto no crédito à habitação e no crédito ao consumo, como no crédito para outros fins que neste caso foi cinco vezes mais alto do que fevereiro.
Quanto às empresas, a concessão de crédito também aumentou, mas sobretudo para as grandes empresas. Os novos empréstimos acima de um milhão de euros cresceram mais de 39,5 por cento. No total, em março, a Banca emprestou aos empresários 4,3 mil milhões de euros.
Mas se por um lado aumentou o financiamento, por outro aumentou também o malparado. Entre as famílias, a taxa de incumprimento é de 3,53 por cento, perto de 4,9 mil milhões de euros de malparado.
2,19 mil milhões dizem respeito ao crédito habitação, que tem um peso cada vez maior nos empréstimos de cobrança duvidosa, embora continue a ser a fatia mais pequena se comparada com as fatias do malparado no crédito ao consumo e outros fins, juntas já ultrapassam os dez por cento.
Nas empresas, o crédito de cobrança duvidosa aproxima-se dos 7,5 por cento e tal como o malparado das famílias representa um novo recorde.