Caso se confirme que o Governo enviou números sobre o desemprego não comunicados ao Parlamento, o PS entende que esta situação é «absolutamente inaceitável» e «gravíssima».
O socialista João Galamba garantiu que vai pedir explicações ao ministro das Finanças sobre o envio de previsões de desemprego para Bruxelas não transmitidas aos deputados, depois de notícias surgidas nesse sentido na imprensa desta quarta-feira.
«A ser verdade, estamos perante uma falha grave de ocultação de dados ao Parlamento português absolutamente inaceitável por parte do Governo e do Ministério das Finanças», explicou.
Ouvido pela TSF, este parlamentar do PS lembrou que nos socialistas «perguntaram explicitamente ao secretário de Estado do Orçamento o que se passava com os números do desemprego» após estes indicadores terem desaparecido do Documento de Estratégia Orçamental.
«Foi-nos dito explicitamente que o Governo só teria novos números em Junho para o horizonte do documento. Sabemos hoje, se isto for confirmado, que o Govern o mentiu ao Parlamento e aos deputados, o que é gravíssimo e inaceitável», concluiu.
Estas declarações surgiram após o Diário Económico ter indicado que estas previsões seguiram num anexo ao Documento Estratégia Orçamental, previsões que falam numa alta ligeira do desemprego para o período entre 2013 e 2016.