No Parlamento, Vítor Gaspar confirmou o envio de «quadros técnicos auxiliares que incluem efetivamente previsões para a evolução do emprego» para Bruxelas.
O ministro das Finanças confirmou, esta quarta-feira, o envio de dados para Bruxelas sobre desemprego não comunicados ao Parlamento no Anexo II do Documento de Estratégia Orçamental para cumprir exigências técnicas.
Na Comissão de Orçamento e Finanças, Vítor Gaspar explicou que foram apresentados «quadros técnicos auxiliares que incluem efetivamente previsões para a evolução do emprego, produtividade e desemprego e alguma informação que foi aqui citada».
«Essa informação está no domínio público porque foi disponibilizada pela Comissão Europeia no sítio em que divulga toda a informação relativa aos documentos submetidos pelos Estados-membros», adiantou.
Vítor Gaspar notou ainda quje o «nível de desemprego registado em Portugal é substancialmente superior neste momento ao que seria expectável dado o nível observado da atividade económica».
Por isso, o «Governo está a conduzir uma análise aprofundada» da taxa de desemprego, um «esforço que envolve os serviços do Ministério das Finanças, da Economia e Emprego, da Solidariedade e Segurança Social em colaboração com o FMI e o Banco de Portugal».
Vítor Gaspar conta ainda que estes dados ter uma «análise completa e certamente previsões substancialmente revistas na ocasião da conclusão do quatro exame regular do programa de ajustamento».