Na declaração final da cimeira luso-espanhola, Lisboa e Madrid reafirmam a importância de desenvolver a linha ferroviária de mercadorias entre os dois países.
Na conferência de imprensa conjunta, que marcou o final da Cimeira Ibérica, que aconteceu no Porto, Pedro Passos Coelho ao lado de Mariano Rajoy, reafirmou a importância estratégica da ligação ferroviária Porto-Vigo, mas também das ligações em bitola europeia entre Lisboa-Sines-Madrid e Irun-Aveiro-Salamanca.
Passos Coelho destacou que «na área dos transportes tem relevo o acordo sobre o melhoramento progressivo e substancial da ligação ferroviária Porto-Vigo e a reafirmação da importância estratégica das ligações de bitola europeia» para o transporte de mercadorias.
Apesar de na declaração final da cimeira luso-espanhola ser reafirmada a «importância estratégica» destas ligações, não aparece no entanto uma data para a concretização dos projetos, o que se diz é que o objetivo passa por concretizar os dois corredores «o mais rapidamente possível».
No final da cimeira, o presidente do Governo espanhol disse também que apoia de forma «firme e solidária» medidas e reformas que o Governo português está a adotar, considerando que na Península Ibérica, como na Europa, é preciso «avançar» com políticas de crescimento. Portugal e Espanha mostram estar sintonizados.