Economia

Exportações portuguesas crescem 11,6 por cento no primeiro trimestre

Euros Direitos Reservados

De acordo com o INE, o ritmo de crescimento das exportações decresceu em Março para os 8,6 por cento depois de ter superado aos 13 por cento em janeiro e fevereiro.

As exportações portuguesas cresceram 11,6 por cento no primeiro trimestre de 2012 por comparação com o mesmo período de 2011, revelou o Instituto Nacional de Estatística.

Contudo, o INE refere que o ritmo de crescimento das exportações abrandou em Março após se terem verificado taxas de crescimento acima dos 13 por cento em janeiro e fevereiro.

Segundo o INE, o crescimento homólogo das exportações em Março foi apenas de 8,6 por cento, que está ligada com a diminuição da compra de produtos portugueses por parte de países da UE, onde o crescimento foi de 2,8 por cento.

No que toca a mercados extracomunitários, as exportações portuguesas registaram um aumento de mais de 32 por cento, representando agora estas exportações mais de um quarto das que são feitas por Portugal.

Em relação às importações, houve uma queda de três por cento no primeiro trimestre de 2012 em relação aos primeiros três meses de 2011.