Um grupo de antigos professores da Universidade de Coimbra (UC) decidiu criar as "Lojas do Saber", para transmitir conhecimentos e experiências a outras gerações, incluindo desempregados, que podem assim adquirir novas qualificações.
Apresentadas como uma iniciativa inovadora, as "Lojas do Saber" irão disponibilizar um «vasto e valioso» saber de pessoas com «conhecimento e experiência profissional, atualmente em situação de reforma, a todos os cidadãos que genuinamente querem aprender mais e beneficiar deste precioso recurso da sociedade», refere uma nota hoje divulgada pela UC.
As "Lojas de Saber" querem aproveitar os conhecimentos e experiência de pessoas que desempenharam atividades profissionais nas mais diversas áreas e «oferecer os seus conhecimentos, de forma gratuita e empenhada, a elementos da sociedade que desejem completar a sua formação ou aprender novos conhecimentos».
Os docentes irão transmitir, de forma informal, «aquilo que os valorizou como profissionais», através de cursos, entrevistas, conferências e fóruns temáticos.
A primeira experiência piloto das "Lojas do Saber" é um curso livre sobre "Os Sons e a Vida", a decorrer dia 18, no Exploratório Infante D. Henrique, junto ao Mondego.
Os cursos livres visam «partilhar, num ambiente informal, conhecimentos e experiência de vida acumulados ao longo do tempo por aqueles que hoje estão em situação de reforma».
O curso sobre "Os Sons e a Vida", de seis horas (divididas por três sessões), terá como formador Pedroso de Lima, que abordará a audição, o ruído e as vibrações.
Ótica médica, aspetos elétricos da corrente alternada e saúde cardiovascular são alguns dos temas dos próximos cursos.
Por cada sessão será cobrado o valor simbólico de um euro e no final será fornecido um diploma de participação.