Vida

FDA pode aprovar fármaco que previne infeção com vírus da SIDA

Medicamentos Direitos Reservados

Um comité de peritos da FDA já recomendou a utilização deste fármaco, cuja eficácia foi comprovada num estudo, para três grupos de pessoas.

A autoridade farmacêutica norte-americana (FDA) poderá aprovar um medicamento previne a infeção com o vírus da SIDA, isto depois de um comité de peritos da FDA recomendou a utilização deste fármaco.

Este comité recomendou a utilização do Trovada para os homossexuais que não estão infetados, nos casais heterossexuais em que um dos parceiros é seropositivo e para um grupo em que há risco de contágio devido a atividade sexual.

A eficácia do Trovada foi comprovada num estudo feito em seis países entre 2007 e 2009, tendo-se concluído que este fármaco diminui os riscos de infeção do vírus da SIDA.

Contudo, para a decisão da FDA deverão pesar vários alertas feitos por vários dos cerca de 40 peritos que foram ouvidos de que a comercialização do Trovada vai aumentar as infeções com o VIH, porque o uso do preservativo vai baixar.

Além disso, poderá verificar-se o risco de aumento à resistência ao medicamento se este não for tomado com os médicos recomendam.

O Trovada, que combina dois retrovirais e que já é usado nos doentes infetados, tem de ser tomado diariamente.

Redação