O piloto venezuelano, que saiu da pole position, venceu o GP de Espanha ao resistir à pressão de Fernando Alonso, que com este segundo lugar passou para a liderança do Mundial.
O venezuelano Pastor Maldonado (Williams) obteve a sua primeira vitória em provas de Fórmula 1, ao vencer o GP de Espanha, quinta prova do Mundial de Pilotos da disciplina.
Depois de ter conquistado a sua primeira "pole", em virtude da penalização aplicada a Lewis Hamilton, Maldonado manteve a liderança durante grande parte da prova, resistindo à pressão do espanhol Fernando Alonso (Ferrari).
Apesar do segundo lugar, o espanhol da Ferrari alcançou a liderança do Mundial de Pilotos com os mesmo 61 pontos que o alemão Sebastian Vettel, que não foi além do sexto lugar nesta prova.
O finlandês Kimi Raikkonnen obteve o lugar mais baixo do pódio do GP de Espanha, ao passo que Lewis Hamilton não foi além da oitava posição.
Com o triunfo de Maldonado, a Williams conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 desde 2004, quando o colombiano Juan Pablo Montoya venceu o GP do Brasil.