Vida

Espaço: Soyuz TMA-04M a caminho da Estação Espacial Internacional

A nave russa Soyuz TMA-04M, com três tripulantes a bordo, descolou hoje rumo a Estação Espacial Internacional (EEI), informou o centro de controlo de voos espaciais da Rússia.

O lançamento da nave foi iniciado às 03:01 GMT (04:01 em Lisboa) e decorreu sem qualquer problema, indicou o porta-voz daquele organismo citado pelas agências russas.

A Soyuz TMA-04M vai levar à estação internacional os russos Guennadi Padalka e Serguéi Revin e o astronauta da NASA Joe Acabá.

De acordo com o programa de voo, quinta-feira a nave russa irá acoplar à estação internacional atualmente tripulada pelo russo Oleg Kononenko, pelo holandês Andre Kuipers e pelo norte-americano Donald Pettit.

A Soyuz TMA-04M deveria ter descolado a 30 de março, mas a agência espacial russa foi obrigada a adiar o lançamento devido a uma avaria no módulo de descida da nave o que obrigou três dos seis astronautas na estação -- os russos Antón Shkáplerov e Anatoli Ivanishin e o norte-americano Daniel Burbank - a permanecer em órbita mais seis semanas do que o previsto.

Poucos dias depois de chegarem à estação internacional, os três astronautas que hoje iniciaram a missão serão testemunhas da chegada à plataforma de um novo cargueiro norte-americano -- o Dragon - que será lançado pela NASA a 19 de maio.

O êxito da viagem do Dragon ficará registado como sendo a primeira nave privada a acoplar à estação internacional.

Redação