Economia

PIB diminuiu 2,2% no 1º trimestre na comparação homóloga

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminuiu 2,2 por cento nos primeiros três meses de 2012 por comparação com o mesmo período de 2011.

Segundo uma estimativa rápida das contas nacionais hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação do PIB no terceiro e no quarto trimestre de 2011 foi de 2 por cento e 2,9 por cento, respetivamente, uma décima menos do que as estimativas anteriores.

Desta vez foi a procura interna apoiada pelas importações que contribuiram para esta ligeira travagem da recessão. O INE esclarece que se registou um contributo menos negativo da procura interna, os portugueses gastaram mais, o que pode estar a provocar também um aumento das importações.

O INE sublinha que as exportações também cresceram, mas acabaram por ter um peso menos determinante.

Estes factores ajudam a perceber este resultado da economia portuguesa, um recuo de 0,1 por cento no primeiro trimestre deste ano comparado com os últimos três meses do ano passado, uma contração menor do que se esperava.

O Governo prevê que, para o conjunto de 2012, a economia portuguesa se contraia 3 por cento; a 'troika' prevê uma diminuição de 3,3 por cento.