Desporto

Mundial2014: Relatório da FIFA diz que situação de estádios brasileiros é crítica

Um relatório realizado por consultor da FIFA aponta que a situação dos estádios brasileiros que estão a ser construídos ou remodelados para o Mundial de 2014 é crítica, divulgou o jornal Folha de São Paulo.

O documento, segundo o diário, aponta risco de atraso em cinco dos 12 estádios previstos para o evento. Em média, as arenas estão 34,4 por cento concluídas, sendo a que gera mais preocupação a de Natal, no Rio Grande do Norte.

Já para a Taça das Confederações, o risco de não conclusão afeta três das quatro sedes anunciadas pelo governo brasileiro. A FIFA elogia, entretanto, a disposição dos brasileiros em acelerarem as obras e o facto de todas elas já se terem iniciado.

O relatório, diz a Folha de São Paulo, data de 01 de maio e foi feito por Charles Botta, consultor especial da FIFA para estádios, e pela empresa Arena, contratada pelo comité organizador do evento para analisar as obras.

O Comité Organizador Local do Mundial (COL) informou em nota que o relatório é um «subsídio para monitoramento interno», e que o documento é «destinado aos especialistas em estádios e pode ser facilmente mal interpretado se lido fora de contexto e sem conhecimento dos vários parâmetros e critérios de avaliação».

O COL realçou também que, em trabalhos de construção, as mudanças ocorrem diariamente e podem ser influenciadas por fatores externos, como chuvas ou greves. O documento, segundo o comité, é atualizado mensalmente. «É impossível tirar conclusões sobre o estado dos preparativos tendo por base apenas um relatório», diz a nota.

Redação