Economia

Mais de 200 voos afetados devido à greve dos controladores de quinta-feira

Avião

Os três períodos da greve de quinta-feira dos controladores aéreos deverão afetar mais de 200 voos nos aeroportos portugueses, segundo dados enviados pela ANA à TSF.

Os controladores aéreos agendaram para este mês cinco dias de greve, nos dias 11, 17, 18, 24 e 25 de maio, com três períodos diários entre as 07:00 e as 09:00, as 14:00 e as 16:00, e as 21:00 e as 23:00.

Os sindicatos que representam os trabalhadores da NAV - Navegação Aérea de Portugal - avançaram para a greve para contestar a «continuada» ausência de respostas do Governo para a situação de «instabilidade social sem paralelo» na empresa.

Ouvido pela TSF, Vera Jardim, Provedor do Cliente das Agências de Viagem e Turismo, disse tratar-se de um caso de força maior, pelo que as transportadoras aéreas não podem ser responsabilizadas.

Aos clientes das companhias aéreas resta aceitar viajar noutro dia ou hora ou pedir o reembolso dos bilhetes, conforme explicou Vera Jardim.

Entretanto, a ANA revelou à TSF que a maior parte das companhias está a transferir os voos para horarios que não coincidam com os da greve dos controladores de tráfego aéreo.