Portugal

Cavaco confessa que ainda não se adaptou a acordo ortográfico

Cavaco Silva Direitos Reservados

Em Timor-Leste, o Presidente da República admitiu dificuldades em se adaptar ao novo acordo ortográfico e disse que em casa mantém aquilo que aprendeu na escola.

O Presidente da República confessou que ainda não se adaptou ao novo acordo ortográfico durante a inauguração a feira do livro em Díli, no encerramento da sua visita a Timor-Leste.

«Todos os meus discursos saem com acordo ortográfico, mas quando estou a escrever em casa tenho alguma dificuldade e mantenho aquilo que aprendi na escola», explicou Cavaco Silva.

Na inauguração desta feira, Cavaco entregou duas bibliotecas itinerantes para serem usadas em áreas das escolas de referência, «projeto cuja exemplariedade» o chefe de Estado português quis louvar.

Na feira do livro de Díli esteve também a nova Primeira Dama timorense, Isabel Ferreira, esposa do novo presidente Taur Matan Ruak, que disse que os seus filhos frequentam a escola portuguesa.

«É obrigatório da escola os pais falarem português em casa. Então estou a tentar fazer um esforço de falar português em casa com os meus filhos», explicou.

Por seu lado, o antigo presidente José Ramos-Horta elogiou as qualidades de Xanana Gusmão como «grande escritor da língua portuguesa». «Brinca com a língua portuguesa, com muita elegância», adiantou.