Vida

Brasileiro fica com secretária e máquina de escrever de Pessoa

José Paulo Cavalcanti Filho Global Imagens

O brasileiro José Paulo Cavalcanti Filho, que recentemente escreveu uma biografia sobre Fernando Pessoa, comprou estes dois objetos usados por Pessoa por um total de 80 mil euros.

Um brasileiro ficou com a secretária e a máquina de escrever usadas por Fernando Pessoa após um leilão muito concorrido realizado na terça-feira à noite.

José Paulo Cavalcanti Filho, advogado e biógrafo brasileiro, que escreveu recentemente "Fernando Pessoa - Uma Quase Biografia", comprou a secretária por 58 mil euros e arrematou a máquina de escrever por 22 mil euros.

Ouvida pela TSF, a dona da galeria de arte de Lisboa onde se encontravam este dois objetos percebeu de imediato que o leilão, que começou pela máquina de escrever, ia ser renhido.

«Até aos dez mil euros, houve várias pessoas ao telefone e na sala a licitar e a partir dos dez mil até aos 22 mil foram duas pessoas», adiantou Clara Ferreira Marques, numa referência ao leilão da máquina de escrever.

No leilão da secretária, a dona desta galeria explicou que ao se chegar aos 58 mil euros este valor foi anunciado três vezes com calma, uma vez que nessa altura houve muitas conversas na sala.

«Temos de dar algum espaço para as pessoas pensarem, porque muitas vezes não são decisões fáceis e rápidas», acrescentou clara Ferreira Marques, que disse terem ficado de fora propostas que envolviam a troca de imóveis pelos objetos de Pessoa.

O biógrafo brasileiro, que foi representado neste leilão pela filha, teve a concorrência de um médico do norte de Portugal, que se fez representar pelos pais.