Os sociais-democratas querem saber se Pinto Monteiro já abriu ou vai abrir algum inquérito à questão das Parcerias Público-Privadas (PPP).
O PSD considera que têm vindo a público dados novos, designadamente sobre seis contratos de PPP's que foram tornados públicos pelo Tribunal de Contas.
Emídio Guerreiro, do PSD, considera que este pedido de esclarecimentos ao procurador geral da república não pode ser encarado como uma forma de pressão.
«O PSD entende que é tempo de perguntar ao senhor procurador geral da república se tomou desde já medidas relativamente a isto, se abriu algum inquérito ou se vai abrir qualquer inquérito sobre esta matéria», referiu Emídio Guerreiro, acrescentando que não se trata «de uma forma de pressão mas de buscar o esclarecimento».
«Entendemos que aquilo que foi noticiado é suficientemente grave para que não posso ser equacionado por quem tem que equacionar esta matérias. Nove juízes desse mesmo tribunal afirmam-me preto no branco que houve sonegação e houve censura. E é de facto importante percebermos se as instituições que têm responsabilidade nesta matéria se já tomaram ou não alguma iniciativa para resolver esse assunto», afirmou.
O PSD enviou esta tarde o requerimento para o presidente da comissão parlamentar de inquérito às PPP's, que é o também social-democrata, Mendes Bota.