Portugal

Municípios do Oeste ameaçam entregar competências ao Governo

Carlos Lourenço, presidente da comunidade intermunicipal do Oeste dr

Os autarcas do Oeste pedem uma reunião «urgente» ao ministro da Educação, ameaçando entregar as competências de transporte e refeições escolares, se não for alterada a Lei dos Compromissos.

A revelação foi hoje feita à agência Lusa pelo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste, Carlos Lourenço, que avançou a posição dos 12 municípios: «Se a Lei dos Compromissos não for adaptada para que possamos trabalhar, pretendemos denunciar com o Governo as competências delegadas em matéria de educação».

A decisão foi tomada hoje na reunião descentralizada do conselho executivo da CIMOeste, realizada em Peniche.

Segundo o autarca, as câmaras estão impedidas de lançar concursos para adjudicar os serviços de transporte e refeições escolares e para contratar professores para as Atividades de Enriquecimento Curriculares, «porque não têm saldo disponível para assumir esses compromissos».

Os 12 municípios da região querem negociar também com o Ministério da Educação um valor mais elevado das comparticipações do que o atual, para fazer face às despesas sobretudo com os transportes e refeições escolares.

Carlos Lourenço explicou que o Governo paga apenas 20 por cento da despesa com os transportes escolares e 25 por cento no caso das refeições, valores considerados muito insuficientes e que poderão levar os municípios a entregar ao Governo estas competências.

Os autarcas, a maioria dos quais eleitos pelo PSD, alertaram que, «com a aplicação da atual legislação, as crianças ficam sem alimentação nas escolas, os transportes escolares correm o risco de paralisar, a recolha do lixo e o pagamento de vencimentos aos funcionários ficam comprometidos».

A denominada Lei dos Compromissos é o diploma com que o Governo está a proibir as entidades públicas de assumirem despesas para as quais não tenham prevista uma receita nos 90 dias seguintes.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste é composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.