O avançado do FC Porto Hulk marcou hoje dois golos, os seus primeiros pela seleção do Brasil, no triunfo por 3-1 sobre a Dinamarca, num particular disputado na cidade alemã de Hamburgo.
Os outros dois golos foram apontados por dinamarqueses, mas o de Niki Zimling, aos 13 minutos, contou para o Brasil, em ensaios para os Jogos Olímpicos de Londres, enquanto Nicolas Bendtner assinou, aos 71 minutos, o único golo dos nórdicos.
O avançado portista foi o primeiro a marcar, aos oito minutos, através de um remate a 25 metros, com o guarda-redes Thomas Sorensen a ser traído pela trajetória da bola, que bateu no solo antes de passar por baixo do seu corpo.
Com o benfiquista Daniel Wass (esteve emprestado ao Evian, de França) no "onze", a Dinamarca voltou a sofrer novo golo cinco minutos depois, quando Poulsen perdeu o controlo da bola na sua grande área, onde apareceu Niki Zimling a atrasar para o guarda-redes, mas este não lhe conseguiu chegar.
Só aos 27 minutos é que o perigo rondou a baliza dos brasileiros, quando Christian Eriksen, através de um livre direto, testou os recursos do guardião Jefferson.
Pela meia hora, os dinamarqueses mostravam melhor futebol e sucederam-se novas tentativas, desta vez por intermédio de remates de Simon Poulsen, Eriksen e Michael Krohn-Dehli, este último a falhar um desvio com a baliza deserta.
Mas, seria o Brasil, após jogada em velocidade de Hulk, servido por Óscar, que faria novo golo, com o avançado portista a rematar fora do alcance de Stephan Andersen, que substituiu o lesionado Sorensen, aos 25 minutos.
A perder por 3-0, os dinamarqueses não cederam no ímpeto ofensivo, com Poulsen e Agger a obrigarem mais duas intervenções de Jefferson.
No segundo tempo, e depois de muitas alterações em ambas as seleções, os dinamarqueses mostraram-se mais acertados e, após várias oportunidades, Nicolas Bendtner diminuiu a desvantagem, a passe de Zimling, muito forte nas ofensivas pela esquerda.
Na formação comandada por Mano Menezes, jogaram mais dois jogadores portistas: Danilo foi titular e saiu aos 72 minutos, enquanto Alex Sandro entrou aos 68. Hulk saiu, substituído, aos 90.
A Dinamarca é adversária de Portugal no Grupo B da fase final do Campeonato Europeu, que se disputará na Polónia e Ucrânia, juntamente com a Alemanha e a Holanda.
Ficha de jogo:
Marcadores:
0-1, Hulk, 8'
2, Niki Zimling, 13' (própria baliza)
0-3, Hulk, 40'
1-3, Nicolas Bendtner, 70'
Equipas:
- Brasil: Jefferson, Thiago Silva, Juan, Danilo (Rafael, 72), Marcelo (Alex Sandro, 68), Sandro (Casimiro, 85), Lucas (Giuliano, 82), Romulo, Oscar, Leandro Damiao (Wellington Nem, 75) e Hulk (Bruno Uvini, 90)
- Dinamarca: Thomas Sorensen (Stephan Andersen, 25), Simon Kjaer, Daniel Agger, Simon Poulsen, Daniel Wass, Christian Poulsen (Jakob Poulsen, 45), Christian Eriksen (Dennis Rommedahl, 61), Lasse Schone (Thomas Kahlenberg, 25), Niki Zimling, Michael Krohn-Dehli (Nicklas Pedersen, 72) e Nicklas Bendtner.
Árbitro: Félix Brych (Alemanha)
Ação disciplinar: Nada a registar.