Euro 2012

Portugal empata a zero com a Macedónia

Portugal empata a zero com a Macedónia Reuters

A seleção nacional somou hoje o segundo empate a zero na preparação para o Europeu de futebol de 2012, frente à Macedónia, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Depois do "nulo" na Polónia, a 29 de fevereiro, o "onze" de Paulo Bento repetiu o resultado, no penúltimo particular antes do Euro2012, sendo que o derradeiro está marcado para 2 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa, face à Turquia.

Portugal não apresentou hoje soluções para surpreender a muralha defensiva da formação macedónia, que ocupa o longínquo 98º lugar do "ranking" da FIFA, e mostrou-se ineficaz na abordagem à baliza de Bogatinov, que acabou por ter uma tarde descansada.

O selecionador Paulo Bento apresentou cinco novidades no "onze", relativamente ao último jogo, frente à Polónia (0-0), alinhando no habitual "4-3-3", diante da Macedónia, de John Toshack, com cinco defesas e três médios no apoio aos avançados Goran Pandev e Samir Fazli.

Após o arranque vagaroso, o "capitão" Cristiano Ronaldo foi o primeiro a ameaçar, aos 11 minutos, com um livre sobre a ala direita, que acabou por sair por cima da baliza contrária.

A formação macedónia não dava espaços na sua povoada zona defensiva, e, nas poucas vezes que contra-atacou, utilizou quase sempre os lançamentos longos para os avançados.

Aos 16 minutos, Spirovski empreendeu uma dessas ofensivas, falhando a baliza de Beto, algo que se repetiu 10 minutos depois, com uma fraca ameaça da "referência" Pandev.

Entre as duas oportunidades da equipa de Toshack, a equipa das "quinas" pareceu mais ameaçadora, mas igualmente perdulária, com os tiros de Miguel Veloso, Cristiano Ronaldo e João Moutinho. A única exceção partiu do pé direito de Hélder Postiga, aos 19, mas o remate, após uma boa rotação, foi diretamente para as mãos do guarda-redes.

Perante a rigidez defensiva da Macedónia, Portugal tentava aproveitar as bolas parada, mas Ronaldo, a 40 metros da baliza, voltou a atirar por cima, a cinco minutos do intervalo, pouco antes de Quaresma ter obrigado, pela primeira vez, Bogatinov a aplicar-se.

Na segunda parte, o desacerto luso manteve-se e a Macedónia quase aproveitou, aos 55 minutos, quando Ibraimi, acabado de entrar e assistido por Fazli, falhou por pouco um remate cruzado à baliza de Beto, depois de um contra-ataque conduzido por Trickovski.

Depois de trocar Moutinho por Meireles ao intervalo, Paulo Bento voltou a mexer na equipa, ao colocar Hugo Almeida no lugar de Postiga e Nani a "10", com a saída de Ruben Micael, mas, para angústia dos 19.322 espetadores presentes, a seleção portuguesa não conseguiu melhor do que dois remates de Ronaldo ao lado da baliza, ambos com o pé esquerdo, e um de Almeida à figura do guarda-redes.

Portugal terminou o encontro com Almeida e Nelson Oliveira a pontas-de-lança, secundados por Quaresma e Varela nas alas e Nani nas "costas", mas nem assim esteve perto de marcar, com exceção para um remate do jovem avançado do Benfica.

O encontro terminou depois, com um coro de assobios por parte dos adeptos presentes no estádio leiriense, que, ao longo do jogo, já tinham adotado o mesmo método para ir criticando a equipa.

Portugal está integrado no Grupo B da fase final, juntamente com a Alemanha, frente à qual se estreia na competição, a 9 de junho, em Lviv, a Dinamarca (13 de junho, em Lviv) e a Holanda (17 de junho, em Kharkiv).

Ficha de jogo:

Equipas:

- Portugal: Beto, João Pereira (Nelson Oliveira, 81), Bruno Alves, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Miguel Veloso (Hugo Viana, 72), Ruben Micael (Nani, 63), João Moutinho (Raul Meireles, 46), Ricardo Quaresma, Hélder Postiga (Hugo Almeida, 63) e Cristiano Ronaldo (Varela, 73)

Suplentes: Eduardo, Rui Patrício, Miguel Lopes, Ricardo Costa, Pepe, Custódio, Raul Meireles, Hugo Viana, Nani, Varela, Nelson Oliveira e Hugo Almeida

- Macedónia: Martin Bogatinov, Stefan Ristovski, Boban Grncarov, Vance Sikov, Nikolce Noveski, Jani Urdinov (Daniel Gerogievski, 73), Nikola Gligorov (Muhamed Demiri, 53), Stefan Spirovski (Agim Ibraimi, 53), Ivan Trickovski (Daniel Mojsov, 85), Goran Pandev e Samir Fazli (Ferhan Hasani, 63)

Suplentes: Edin Nuredinoski, Daniel Gerogievski, Daniel Mojsov, Muhamed Demiri, Ferhan Hasani, Fljamur Tairi, Agim Ibraimi, Filip Ivanovski e Muarem Muarem

Árbitro: Alan Kelly (República da Irlanda)

Ação disciplinar: cartão amarelo para Jani Urdinov (52)

A assistir a este encontro no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, estiveram 19.322 espetadores.