Euro 2012

Holanda derrotada em casa pela Bulgária

A Holanda, adversária de Portugal no Grupo B do Campeonato Europeu de futebol de 2012, foi hoje derrotada pela Bulgária, por 2-1, em jogo de preparação disputado no Arena de Amesterdão.

A seleção da casa marcou primeiro, aos 45 minutos, por intermédio de Van Persie, após um excelente passe de Sneidjer para as costas da defesa, com o avançado do Arsenal a rematar sem deixar a bola tocar no chão.

Mas, aos 50 minutos, a Bulgária empatou a partida, com um golo de Popov, através da marcação de uma grande penalidade.

O jogador do Sporting Stijn Schaars entrou para o combinado holandês aos 60 minutos, enquanto a equipa búlgara, que não se qualificou para o Europeu, fez alinhar Valeri Bojinov, também dos "leões", que esteve emprestado ao Lecce desde janeiro.

Com três minutos decorridos após os 90 regulamentares, e depois de várias ameaças em contra-ataque, Mitsanski "selou" o triunfo búlgaro, após ter substituído Bojinov, a meio da segunda parte.

A Holanda é uma das adversárias de Portugal no Grupo B do Campeonato da Europa, na Polónia e Ucrânia, juntamente com a Alemanha e a Dinamarca, que hoje também saíram derrotadas dos seus ensaios.

Os alemães perderam 5-3 na Suíça e os Dinamarqueses foram batidos pelo Brasil por 3-1, com dois golos de Hulk, avançado do FC Porto, em Hamburgo, na Alemanha.

Ficha de jogo:

Marcadores:

1-0, Robin van Persie, 45'

1-1, Ivelin Popov, 50' (grande penalidade)

1-2, Iliyan Mizanski, 90+3'

Equipas:

- Holanda: Tim Krul, Gregory Van der Wiel, John Heitinga, Joris Mathijsen (Wilfdred Bouma, 16), Jetro Willems (Stinj Schaars, 64), Mark Van Bommel, Nigel De Jong (Kevin Strootman, 84), Robbie Van Persie, Wesley Sneijder, Rafael Van der Vaart (Dirk Kuyt, 64) e Klaas-Jan Huntelaar (Arjen Robben, 78)

- Bulgária: Stoyan Kolev (Ivan Chvorovich, 72), Yordan Minev (Ivan Stoyanov, 56), Nikolay Bodurov, Ivan Ivanov (Valentin Iliev, 72), Veselin Minev, Stanislav Manolev, Vladimir Gadzhev, Svetoslav Dyakov, Georgi Milanov (Hristo Zlatinski, 84), Ivelin Popov (Aleksandar Tonev, 78) e Valeri Bojinov (Iliyan Mizanski, 60)

Árbitro: Fernando Teixeira Vitienes (Espanha)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nikolay Bodurov (39), John Heitinga (43), Rafael Van der Vaart (49), Svetoslav Dyakov (61) e Dirk Kuyt (79).