Vida

Seca extrema voltou a Portugal

A seca agravou-se na primeira quinzena de maio. Algarve, algumas partes do Alentejo e região Oeste são as zonas mais afectadas.

A seca extrema voltou a afectar Portugal. No final de Abril, praticamente todo o país estava em seca, mas as chuvas desse mês tinham diminuido a gravidade do problema. Agora, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação dos Impactos da Seca, do Ministério da Agricultura, revela que a 15 de maio a seca extrema j á tinha regressado a mais de um quarto do territ ório nacional.

O Relatório de Acompanhamento e Avaliação dos Impactos da Seca 2012 refere que a seca extrema apareceu de novo no território nacional. Muitas das zonas que estavam classificadas no final de abril como atravessando uma seca severa, passaram a estar classificadas como regiões de seca extrema.

Um total 28 por cento do territódo Continentel recebe agora o nível máximo de alerta na escala de gravidade da seca.

As zonas mais afectadas são o Algarve, algumas partes do Alentejo e a região Oeste.

Globalmente, olhando para o mapa de Portugal, praticamente todo o país continua classificado como estando em situação de seca. Dois terços, 66%, passa por aquilo que os especialistas chamam de seca severa ou extrema, mais sete por cento do que duas semanas antes.

O relatório da comissão de acompanhamento explica que a primeira quinzena de Maio teve muita chuva no Norte e no Centro do país, mas ficou abaixo da média na região Sul.

De Outubro a Maio, o país recebeu apenas 60% da chuva que cai, habitualmente, num ano normal.