A Holanda venceu hoje a Eslováquia, por 2-0, naquele que foi o primeiro triunfo da equipa "laranja" na fase final da preparação para o Euro2012 de futebol, no qual vai defrontar Portugal no Grupo B.
Depois das derrotas com o Bayern de Munique (3-2) e com a Bulgária (2-1), a Holanda bateu os eslovacos, que tinham no "onze" Marek Cech, antigo jogador do FC Porto, graças aos golos de Salata (sete minutos), na própria baliza, e de Raphael Van der Vaart (75).
Apesar do triunfo, a Holanda, com o sportinguista Stijn Schaars adaptado a lateral esquerdo, sentiu bastantes dificuldades na partida de Roterdão, em especial para furar a compacta defesa contrária, enquanto na defesa a velocidade eslovaca causou alguns problemas.
Já depois de Hamsik ter ameaçado, com um cabeceamento à barra da baliza holandesa, a "laranja mecânica" acabaria por adiantar-se no marcador com um tento na própria baliza de Salata, após cruzamento de Afellay, aparentemente recuperado da lesão que o afastou da competição durante quase toda a temporada.
As melhores oportunidades do primeiro tempo acabaram por pertencer mesmo à Eslováquia, mas Bakos atirou ao lado, aos 26 minutos, na marcação de um livre indireto, e, aos 45+1, quando surgiu isolado.
Na segunda parte, a Holanda melhorou um pouco e Van der Vaart, entrado minutos antes para substituir Sneijder, tocado num tornozelo, atirou à barra, aos 72, três minutos antes de marcar o segundo golo da sua equipa, aproveitando um ressalto.
Antes do Euro2012, a Holanda ainda defronta a Irlanda do Norte, no sábado, no derradeiro encontro antes da estreia frente à Dinamarca, a 9 de junho.
Na segunda jornada, a Holanda defronta a Alemanha (13 de junho), fechando a primeira fase frente a Portugal (17).
Ficha de jogo:
Marcadores:
1-0, Salata, 7' (própria baliza)
2-0, Van der Vaart, 75'
Equipas:
- Holanda: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Bouma, Schaars, Van Bommel, De Jong, Robben (Narsingh, 83), Sneijder (Van der Vaart, 51), Afellay (Kuyt, 79), Van Persie (Huntelaar, 68)
- Eslováquia: Mucha, Pekarik, Salata, Hubocan, Svento, Stoch (Kopunek, 80), Guédé (Kona, 46), Cech (Guldan, 77), Brezanik (Prochazka, 46), Hamsik, Bakos (Holosko, 78)
Árbitro: Vladislav Bezborodov (Rússia)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Guede (45), Stoch (70)