Ambiente

Quercus divulga 290 praias com melhor qualidade da água

Praia Direitos Reservados

Perto de 55 por cento das praias recebem nota máxima da Quercus, mas diminuiu o número de praias com água com qualidade média excelente.

A Quercus considera que existem agora mais quatro praias com a classificação máxima de "qualidade de ouro", atribuída de acordo com a qualidade da água dos últimos cinco anos, em relação a 2011.

Apesar do aumento de praias com "qualidade de ouro", que agora são 290, a Quercus sublinha que foram menos as praias que, em 2011, revelaram com regularidade, em média, uma água considerada excelente.

Perto de 95 por cento das zonas balneares costeiras recebiam esta nota em 2010, um número que desceu para 85 por cento em 2011, uma tendência que foi ainda maior nas praias interiores (rios e barragens), onde os números desceram de 75 para 54 por cento.

«Há ainda uma vulnerabilidade significativa principalmente das praias interiores», acrescentou Francisco Ferreira, da Quercus, em declarações à TSF.

Das 526 praias ou zonas balneares no país, o concelho com mais praias de ouro é Albufeira (18), seguido de Almada e Vila Nova de Gaia (15), Vila do Bispo (12), Torres Vedras (11) e Grândola (10).

Por seu lado, o concelho com maior número de praias interiores com qualidade de ouro é Pampilhosa da Serra, com duas praias.

A Quercus destaca ainda a existência de seis praias com qualidade classificada como "má", mais cinco que no ano anterior.

Entre estas praias estão Pontilhão da Valeta (Arcos de Valdevez), Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos), Quintas (Mirandela), Castelo do Queijo (Porto), Burgães (Rio Caima) e São Roque (Machico).

Para ter a classificação de ouro atribuída pela Quercus, a praia tem de ter tido uma água com qualidade boa entre 2007 e 2009, excelente em termos médios em 2010 e 2011, mas também excelente em todas as análises realizadas na última época balnear (de 2011).