O Banif registou um prejuízo de 75,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano depois de ter obtido lucros de 6,3 milhões no período homólogo de 2011, anunciou o banco.
Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banif explica a evolução dos seus resultados com a contração da economia portuguesa.
A atividade do Banif no primeiro trimestre de 2012 foi «afetada pela contração observada na conjuntura económica nacional, da necessidade do cumprimento dos objetivos (...) e de capitalização que resulta da implementação do Programa de Assistência Económica e Financeira», sublinha o banco no comunicado.
A atividade do grupo atingiu, segundo o banco, os 67,2 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 43,9 por cento.
Os resultados do banco deveram-se a uma redução em 43,8 por cento na margem financeira, para 43,8 milhões de euros, "devido ao agravamento dos custos de financiamento decorrentes do endividamento das «holdings" do grupo, que mais do que duplicaram e chegaram aos 10,6 milhões de euros», explica a empresa.
Além disso, acrescenta, deveu-se ainda «à consolidação de novas unidades com custos de financiamento de 1 milhão de euros e à saída do perímetro de consolidação, no final de 2011, da Banif Corretora de Câmbios e Valores que apresentou um contributo no primeiro trimestre de 2011 de 4,1 milhões de euros».
A administração do Banif já anunciou a intenção de fechar 40 balcões da rede até 2014 e disse estar a preparar uma candidatura às linhas de recapitalização do Estado.