Economia

Oposição considera números do desemprego «alarmantes»

Em reação aos números do desemprego divulgados pelo eurostat, o PS advertiu que, se o Governo nada fizer, Portugal poderá seguir o caminho de Grécia e Espanha ao nível do desemprego. O PCP falou em dados «explosivos» e o BE condenou a «brutalidade» da taxa.

Segundo o Eurostat, Portugal continua a registar uma subida da taxa de desemprego, que em abril se fixou nos 15,2 por cento, uma décima acima do mês anterior, tendo o desemprego jovem aumentado para os 36,3 por cento.

Perante estes dados, o deputado socialista Miguel Laranjeiro referiu que «300 portugueses continuam a ir por dia para a situação de desemprego, dos quais 200 são jovens».

«Até que ponto é preciso chegar o desemprego para que o Governo tome uma atitude e adote medidas de combate? O Governo está a criar um máquina destruidora de emprego que tem consequências brutais na vida dos cidadãos», sustentou o dirigente do PS.

Miguel Laranjeiro desafiou depois o Governo a especificar que medidas concretas e diferentes tenciona adotar para combate «este drama do desemprego».

Por seu turno, a eputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca defendeu que o Governo não pode falar em esperança face à «brutalidade do aumento do desemprego», que está pôr os jovens «à rasca».

«O desemprego só tem uma direção, continua a subir. 15, 2 por cento é uma brutalidade e pior que isso é que a taxa continua a aumentar particularmente nos jovens, o que significa que um em cada três jovens está desempregado».

Já o deputado do PCP Jorge Machado afirmou que «os dados alarmantes» do desemprego em Portugal provam que o caminho do Governo «está a afundar a economia e o país».

«Os dados alarmantes do desemprego e particularmente os dados explosivos do desemprego jovem são a prova de que este caminho que o Governo PSD/CDS-PP quer seguir, este pacto de agressão destes partidos com o PS, não está a resolver nenhum problema do país, está antes a afundar e a destruir aquilo que é a nossa economia e nosso país», defendeu.

Redação