Vida

À descoberta da Ucrânia - a Cultura

As tradicionais matrioskas

Por esta altura, por causa do Euro 2012, a Ucrânia é um dos países de que mais se fala. A TSF foi à descoberta dos encantos culturais deste país de leste e descobriu que há uma grande variedade de costumes antigos que dão vida a uma imensa cultura.

A cultura ucraniana traduz-se, em boa parte, pelo artesanato, assim como pela música e dança tradicionais.

A música folclórica ucraniana é muito influenciada pelos ritmos ocidentais da Rússia e tem a característica de proporcionar a boa disposição a quem a ouve por causa dos seus ritmos alegres que fazem um bater de pé constante, emanados por instrumentos como a flauta tradicional de madeira, os violinos, os tambores, o acordeão popular bayan e os tsymbalos (instrumento trapezoidal, com cordas esticadas na horizontal), só para citar alguns. A canção folclórica «Dunayu, Dunayu» é exemplo disso mesmo.

[youtube:LTMi3kEQLPs]

Quem vê e ouve o folclore tradicional ucraniano também não fica indiferente às inúmeras cores brilhantes dos trajes, às coreografias de tirar o fôlego, à riqueza e originalidade das suas apresentações como é o caso desta interpretação de Virsky, o Ballet Nacional da Ucrânia, uma das principais companhias de dança da Europa.

[youtube:kQlJ6hWhqdY]

A cultura ucraniana também se espelha no artesanato popular, de longa tradição e complexidade. É o caso dos bordados, das xilogravuras e da pintura dos ovos típicos chamados pysanka.

O termo é proveniente do verbo «pyssaty» que significa «escrever». Existem peças com cerca de 3300 anos de idade, arte representativa da vida, saúde e prosperidade. Manda a tradição que se ofereça uma pysanka na Páscoa mas, hoje em dia, quem o fizer em qualquer época do ano acaba por desejar a esse alguém todas as coisas boas da Vida.

A canção ucraniana sobre o Ovo de Páscoa representa a tradição nessa altura do ano:

[youtube:tLV140k0NXQ]

Outras peças que representam o artesanato ucraniano são as babuskas - também chamadas matruskas ou matrioskas, símbolos da arte e do talento do povo ucraniano. Símbolos da fertilidade e da maternidade, as babuskas são bonecas de madeira, ocas por dentro, e que se encaixam umas dentro das outras, formando uma família que chega a ter até 24 peças.

A cultura ucraniana também passa pela gastronomia. Na cozinha tradicional está incluído varenyky (recheio: batata, cogumelos, chucrute queijo ou cereja), a famosa borsh (sopa de beterraba) e o holubtsy (folha de repolho recheada de arroz com a carne moída ou trigo). As especialidades ucranianas são o Frango de Kiev e o bolo de Kiev.