O chefe do governo espanhol pediu, esta terça-feira, o apoio dos parceiros europeus e, pela primeira vez, pronunciou-se a favor das 'eurobonds' como forma de diminuir o prémio de risco da dívida soberana do país.
Esta é a primeira vez que Mariano Rajoy se pronuncia a favor das 'eurobonds'como forma de diminuir o prémio de risco da divida soberana de Espanha
Esta tarde, perante o Senado, o primeiro-ministro espanhol defendeu que a Europa deve apoiar os países em dificuldades, lembrando que o financiamento é o problema mais urgente de Espanha.
«A Europa tem de dizer para onde está a ir para proporcionar segurança e dizer que o euro é um projeto irreversível e que não está em risco. Necessita de apoiar quem está em dificuldades e, na minha opinião, precisa de uma autoridade fiscal e integração bancária, uma união bancária com eurobonds, com o supervisor bancários e com o fundo de garantia de depósitos europeu», defendeu.
O chefe do executivo espanhol respondia a uma pergunta de um senador do Partido Socialista, que insistiu que a situação económica de Espanha é, agora, muito pior do que quando José Luis Zapatero deixou o Governo.