Euro 2012

Nike refuta que camisolas da seleção tenham níveis elevados de químicos

A fornecedora oficial da seleção portuguesa de futebol garantiu hoje que as camisolas concebidas para o Euro2012 «cumprem integralmente todos os requisitos» e refutou as acusações do Observatório Europeu do Consumidor de que contêm níquel.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Nike refere que as camisolas de Portugal «cumprem integralmente todos os requisitos nacionais e da União Europeia, incluindo os Regulamentos Europeus REACH».

A qualidade do produto e a segurança do consumidor são fatores de máxima importância para a Nike. Como parte do nosso compromisso em proteger os consumidores, trabalhadores e o meio ambiente, regemo-nos por uma Lista de Substâncias Restritas (LSR), que baliza os nossos fornecedores aquando da elaboração dos produtos, sendo produzidos de acordo com as normas de segurança e com a legislação», salienta-se no comunicado.

Esclarece a Nike que a «lista baseia-se nas mais rigorosas leis, vigentes em todo o mundo, onde se incluem todos os regulamentos da União Europeia e da qual fazem parte substâncias que a Nike, voluntariamente, decidiu restringir no seu vestuário, calçado e equipamentos».

A Nike recordou ainda que as camisolas foram submetidas a testes, que «confirmam que as camisolas de futebol Nike testadas, como são exemplo as de França, Holanda, Portugal e Polónia, cumprem integralmente todos os requisitos».

Conclui-se no documento que os consumidores «podem usar as camisolas com a máxima confiança».

O Observatório Europeu do Consumidor, organismo da Comissão Europeia, alertou hoje para o perigo da camisola da Polónia para o Euro2012 de futebol e denunciou também que a de Portugal tem químicos perigosos, entre os quais níquel.

A conclusão resultou de um estudo realizado às camisolas das 16 equipas no Euro2012, que terá início na sexta-feira, em Varsóvia, capital da Polónia, que organiza a fase final da competição em conjunto com a Ucrânia.

De acordo com Monique Goyens, diretora geral do Observatório Europeu do Consumidor, citada pela edição online do jornal britânico Daily Mail, a investigação revelou que as camisolas de Polónia, Espanha, Alemanha, Rússia, Ucrânia, Itália, França, Holanda e Portugal têm «preocupantes» níveis de produtos químicos.

As camisolas de Espanha, Alemanha, Ucrânia, Rússia, França e Itália apresentam chumbo e a da Polónia contém «níveis perigosos de estanho», sendo que as peças das seleções espanhola e alemã «ultrapassam os níveis legais para produtos infantis».

O estudo permitiu ainda detetar que as peças de vestuário de Portugal e Holanda «também têm níquel contido».

Outro químico encontrado foi o nonilfenol, proibido devido ao efeito no meio ambiente e detetado nas camisolas de Espanha e Itália.