Euro 2012

Grupo D: França e Inglaterra tentam derrotar fantasmas passados

O Grupo D é o grupo da França e da Inglaterra, favoritas a passar aos quartos-de-final, mas para isso têm de derrotar fantasmas passados: a organização nórdica e um anfitrião motivado.

França:

Após a vergonha do Mundial 2010, Laurent Blanc parece ter trazido luz a uma equipa mergulhada no caos. A estabilidade que existe agora faz da França forte candidata ao título. É uma selecção onde já não há espaço para experiências, com um onze bem definido em 4x4x1x1. Karim Benzema assume o estatuto de estrela goleadora mas atenção a Ribery e a Nasri. De lamentar, apenas, a lesão de Sagna e a doença de Abidal.

Inglaterra:

Ser ou não ser candidata, eis a questão. Os ingleses parecem sempre assumir esse estatuto mas a verdade é que nunca conseguiram mais do que um terceiro lugar em 7 presenças. A selecção britânica perdeu o seleccionador Fabio Capello há apenas 4 meses. Roy Hodgson , antigo treinador do West Bromwich, deve agora manter a estrutura da equipa. Apesar da Inglaterra ter nomes de peso - como Gerrard, Ferdinand, Ashley Cole ou Theo Walcott - é no ataque que surge Wayne Rooney. Mas para isso, os ingleses terão que ir longe na prova. Porquê? Porque Rooney terá de cumprir dois jogos de castigo. A ver vamos como está esta Inglaterra que volta a um europeu depois de ter falhado o anterior, em 2008.

Suécia:

Comandada por Erik Hamrén, a Suécia é uma selecção que se caracteriza pela grande envergadura física e é muito perigosa nas bolas paradas. Para além disso, os suecos contam com experiência onde se destaca não só Ibrahimovic, mas também jogadores como Elm, Melberg, Karlstrom ou Elmander. O grande objectivo será seguramente passar a fase de grupos... depois logo se vê.

Ucrânia:

A Ucrânia, ao comando de Oleg Blokin, terá pela frente uma missão quase impossível. O núcleo duro está envelhecido, mas é uma equipa que tem deixado boas indicações na linha da boa tradição do dfutebol do leste. Shevchenko continua a ser a estrela maior, mas as revelações podem ser jogadores como Aliyev, Yarmolenko ou Konoplyanka. O factor casa será por certo motivador.