Euro 2012

52 anos de campeonatos europeus

O primeiro 'campeonato' da Europa teve apenas quatro equipas e foi ganho pela União Soviética. Desde 1960 muita coisa aconteceu e alguns desses episódios são contados neste trabalho

Em 1960, a França recebia a primeira fase final da Taça das Nações Europeias. Contando com apenas quatro equipas, a primeira edição do torneio teve como vencedora a União Soviética, que bateu a Jugoslávia na final por 2-1.

Quatro anos depois, a Espanha recebia a segunda edição da prova. Frente aos campeões em título, os espanhóis venceram por 2-1 uma final disputada em Madrid.

Já sob o nome de Campeonato Europeu de futebol, em 1968 a Itália chegava à final depois de um empate frente à União Soviética, que ficou resolvido através de uma moeda ao ar a favor dos anfitriões italianos. A Itália viria depois a bater a Jugoslávia na final.

A edição de 1972, na Bélgica, ficou marcada pela primeira vitória da Alemanha (ainda Ocidental)na competição.

O Europeu de 1976, na Jugoslávia, foi o primeiro decidido através da marcação de grandes penalidades. Antonin Panenka, com um penalti que ficaria para a história do futebol, deu a vitória à Checoslováquia frente à Alemanha Ocidental.

[youtube:Bd1Hr96IenI]

A partir de 1980, a competição passou a contar com oito equipas em dois grupos, dos quais saíam dois finalistas. A Alemanha Ocidental voltaria a vencer, desta feita frente a uma surpreendente Bélgica.

1984 foi o ano da primeira presença nacional numa fase final da competição, que contava então já com dois finalistas em cada grupo. A jogar em casa, os franceses derrotaram nas meias-finais a seleção portuguesa, e viriam mesmo a vencer, perante a Espanha, um torneio que fico marcado pelos nove golos de Platini, um recorde que ainda hoje se mantém.

Em 1988, na Alemanha, destaque para a primeira e única vitória da Holanda na competição.

A Dinamarca produziu, em 1992, uma das maiores surpresas da história da competição. Chamada depois da suspensão da Jugoslávia, a seleção nórdica ganharia mesmo a competição realizada na Suécia, vencendo na final a primeira seleção alemã unificada.

Alemanha que viria a vencer o torneio, pela terceira vez, em 1996. Na segunda participação portuguesa da prova, e já com 16 equipas em prova, os alemães saíram de Inglaterra vitoriosos frente à República Checa (que tinha derrotado Portugal nos quartos-de-final).

Depois de vencer o Mundial de 98, a França conquistava a Europa pela segunda vez, em 2000. Na primeira edição recebida por dois países (Holanda e Bélgica), a seleção portuguesa de Figo, Rui Costa e João Pinto saiu derrotada pela França nas meias-finais, com um penalti polémico cometido por Abel Xavier a dar a vitória aos franceses. Na final, vitória sobre a Itália por 2-1.

Portugal recebeu a 12.ª edição da prova em 2004. Depois de perder no jogo inaugural frente à Grécia, que nunca tinha ganho um único jogo numa fase final da competição, a seleção nacional voltaria a perder na final com a equipa helénica, que venceu o prova contra todas as expectativas.

Na última edição, em 2008, a Espanha voltou a vencer, 44 anos depois. A Alemanha, que derrotou Portugal nos quartos-de-final, perdia na final frente a uma seleção espanhola que dava o mote para uma vitória no Mundial 2010.