A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) manteve hoje a nota AA+ aos Estados Unidos, bem como a perspetiva negativa, devido ao impasse político sobre a redução do défice orçamental, noticia a AFP.
Dez meses depois de ter feito uma redução histórica da nota da dívida pública dos EUA, retirando-a do patamar máximo, o triplo A, a S&P avisou que as razões para a degradação da nota se mantinham e que a evolução que tinha havido era apenas no sentido negativo.
O impasse ideológico entre republicanos e democratas continua a impedir soluções reais para reduzir o défice e a dívida, justificou a empresa de rating.
A S&P repetiu a ameaça, que fizera em agosto de 2011, de tornar a cortar a nota da dívida pública norte-americana, se a classe política não se entender para enfrentar o défice orçamental e reduzir a dívida pública no médio prazo.
«A perspetiva negativa reflete a nossa opinião de que os riscos da dívida pública, designadamente políticos e orçamentais, podem atingir tal ponto que nos levem a baixar o nosso rating AA+, de longo prazo, em 2014», especificou a agência, em comunicado.
Os EUA continuam a merecer uma nota alta, justificou a S&P, enquanto emissor da principal moeda de reserva internacional.