Entrevistada no programa Gente que Conta, Assunção Cristas diz que é possível avançar para a exploração do subsolo marinho, até porque já há investigação feita neste sentido.
A ministra da Agricultura acredita que Portugal pode tirar maior proveito da zona costeira, proveito que poderá ir além da pesca e do turismo.
Entrevistada no programa Gente que Conta, Assunção Cristas explicou que «com futuro e dimensão» se poderá estender este proveito à «exploração do subsolo marinho».
«A exploração do que são os minerais que estão no subsolo marinho do que são os minerais pousados no subsolo marinho, porque os há e há fotografias e foi feita investigação», frisou.
Assunção Cristas referiu, contudo, que é «preciso mais investigação». «Há investigação também produzida noutras países e nós aqui temos de trabalhar mais em rede», acrescentou.
Esta ministra confirmou também que o mar português já vale entre 10 e 11 por cento do PIB nacional, se for incluído «turismo, pescas, portos, transporte marítimo e turismo náutico».
«Mas isto tem de ser bem medido, porque como está disperso por mais atividades e o mar é transversal às vezes as contas entram de maneira diferente nas várias áreas», concluiu Assunção Cristas, que diz haver «espaço suficiente para fazer crescer bastante esta dimensão».