O veterano Andriy Shevchenko foi a grande figura deste jogo ao marcar os dois golos na vitória da Ucrânia sobre a Suécia por 2-1. Os suecos chegaram a estar em vantagem graças a um golo de Ibrahimovic.
A Ucrânia colocou-se, esta segunda-feira, na liderança do Grupo D do Euro 2012, ao vencer a Suécia por 2-1, graças a um "bis" de Andriy Shevchenko, que está a caminho dos 36 anos.
Depois de uma primeira meia hora com poucas oportunidades de perigo, Rosenberg criou a primeira oportunidade de perigo junto à baliza ucraniana aos 31 minutos.
Os ucranianos responderam por Vorinin, aos 37 minutos, e por Konoplyanka e Yarmolenko, aos 37, com Ibrahimovic a ter tempo ainda antes do descanso para atirar ao poste da baliza de Pyatov.
Sete minutos após o intervalo, a Suécia inaugurou mesmo o marcador, num lance em que Ibrahimovic desviou à entrada da pequena área um passe de Kallstrom.
Três minutos volvidos, a Ucrânia respondeu na moeda com um golo de Shevchenko, após um cruzamento de Yarmolenko, com o veterano capitão ucraniano a dar a volta ao resultado, aos 62 minutos, marcando assim o seu 48º golo pela Ucrânia.
Os suecos responderam por Ibrahimovic, aos 77 minutos, num lance em que Pyatov segurou o remate da estrela da formação sueca.
Aos 90 minutos, o suplente Elmander não conseguiu desfeitear o guardião ucraniano, com o central Mellberg a falhar um "chapéu" a Pyatov já nos descontos da partida.
Sob a arbitragem de Cuneyt Çakir, da Turquia, no Estádio Olímpico de Kiev, com a assistência de cerca de 60 mil espectadores, as equipas alinharam desta forma:
Ucrânia: Pyatov; Gusev, Mikhalik, Khacheridi e Selin; Yarmolenko, Tymoschuk e Nazarenko; Konoplyanka, (Devic, 93'); Voronin (Rotan, 85) e Shevchenko (Milevskiy, 82)
Suécia: Isaksson; Lustig, Mellberg, Granqvist e M. Olsson; Larsson (Wilhelmsson, 68), Elm, Ibrahimovic, Källström e Toivonen (Svensson, 63); Rosenberg (Elmander, 71).
Ação disciplinar: cartão amarelo a Kallstrom (11') e Elm (83').