A República Checa conquistou os seus primeiros pontos no Grupo A do Euro 2012, ao vencer a Grécia por 2-1. Os checos marcaram por duas vezes nos primeiros seis minutos, com a Grécia a reduzir no segundo tempo.
A República Checa venceu, esta terça-feira, a Grécia por 2-1 e marcou os seus primeiros pontos no Grupo A do Euro 2012, isto depois de ter sido goleada pela Rússia por 4-1 na primeira jornada do agrupamento.
A formação checa adquiriu uma preciosa vantagem logo nos primeiros minutos com golos de Petr Jiracek, aos três, após um rápido contra-ataque conduzido por Gebre Selassie, jogador de origem etíope.
Vaclav Pilar, aos seis, ampliou a vantagem checa, na sequência de uma defesa incompleta do guardião grego, tento que colocava a formação orientada por Michal Bilek novamente na rota dos quartos de final da prova.
Os gregos responderam aos golos checos na reta final do primeiro tempo, tendo a Grécia chegado a introduzir a bola na baliza de Petr Cech a oito minutos do intervalo, mas o lance foi invalidado por fora-de-jogo.
Na segunda metade, a Grécia aproveitou um erro do guardião checo Petr Cech para reduzir a desvantagem num golo de Gekas, aos 53 minutos, que tinha entrado em jogo após o intervalo.
Com esta derrota, a Grécia complicou o seu apuramento, uma vez que ficou com apenas um pontos em dois jogos, ao passo que os checos ficaram com três pontos, os mesmos que a Rússia, que joga esta terça-feira com a Polónia.
Sob a arbitragem de Stephane Lannoy, de França, no Estádio Municipal de Wroclaw, com a assistência de cerca de 40 mil pessoas, as equipas alinharam da seguinte forma:
Grécia: Chalkias (Sifakis, 23), Maniatis, Papadopoulos, Torossidis, Holebas, Karagounis, Fotakis (Gekas, 46), Katsouranis, Fortounis (Mitroglou, 71), Samaras e Salpingidis.
República Checa: Cech, Gebre Selassie, Kadlec, Sivok, Limberki, Rosicky (Kolar, 46, Rajtoral, 90), Plasil, Pilar, Hubschman, Jiracek e Milan Baros (Pekhart, 64).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Rosicky (27, Torossidis (34), Jiracek (36), Papadopoulos (56), Salpingidis (57) e Kolar (65).