Ambiente

Uso eficiente de água pode resultar em poupança anual de cem milhões

Numa reação a este programa que inclui 90 medidas e que é válido até 2020, a Quercus diz que faltou fazer uma descrição mais pormenorizada de como tudo será feito na prática.

A ministra do Ambiente, Assunção Cristas, acredita que a implementação do programa nacional para o Uso Eficiente da Água, que inclui cerca de 90 medidas, pode resultar numa poupança anual de cem milhões de euros.

«Se alguém está a renovar um edifício e se puder incorporar uma série de equipamentos que conduzem a um uso eficiente de água e energia possivelmente teremos forma de apoiar os sobrecustos que advêm de incorporar esse tipo de equipamentos», adiantou.

Numa reação ao anúncio deste programa, o presidente da Quercus, em declarações à TSF, elogiou este programa válido até 2020, mas lembra que ainda não é claro como serão obtidos esses objetivos.

«Faltou fazer uma descrição mais pormenorizada de como isto vai ser feito na prática, dado que as ideias e vontades parecem ser boas, mas falta ainda perceber como será possível obter todo o financiamento necessário para fazer a renovação de todos os nossos sistemas de água», indicou Nuno Sequeira.