Economia

Moody's baixa rating espanhol para um nível acima de "lixo"

A Moody's anunciou, esta quarta-feira, a descida do rating da dívida soberana de Espanha em três níveis para Baa3, um nível acima de "lixo". Esta agência de notação financeira admite voltar reduzir a rating espanhol nos próximos meses.

A Moody's anunciou, esta quarta-feira, a descida do rating da dívida soberana espanhola de longo prazo de A3 para Baa3, com perspetiva negativa, o que poderá conduzir a futuras reduções.

Em comunicado, esta agência de notação financeira explicou esta sua decisão com o peso do empréstimo europeu de cem mil milhões de euros na dívida do país, o limitado acesso do Governo aos mercados financeiros e a fraqueza da economia espanhola.

Para a Moody's, o recurso de Espanha ao empréstimo europeu de cem mil milhões de euros «aumentará o peso da dívida do país, que aumentou dramaticamente desde o início da crise financeira».

Esta agência lembra ainda que o governo espanhol «tem acesso muito limitado aos mercados, como se demonstra pela necessidade de recorrer aos fundos europeus para os fundos de recapitalização».

«A continuada fraqueza da economia espanhola leva a que o enfraquecimento da capacidade financeira do governo e a sua maior vulnerabilidade a uma eventual paragem de financiamento seja uma preocupação maior do que se houvesse expectativas razoáveis de um crescimento económico vigoroso nos próximos três anos», acrescenta a Moody's.