A França ascendeu provisoriamente ao comando do Grupo D do Euro 2012 ao vencer a Ucrânia por 2-0. Num jogo que esteve interrompido por causa da chuva intensa, os golos franceses vieram só na segunda metade.
A França colocou-se, esta sexta-feira, numa boa posição para chegar aos quartos de final do Euro 2012, ao vencer a Ucrânia por 2-0, o que lhe permite estar na liderança do Grupo D do Euro 2012 ainda que de forma provisória com quatro pontos.
A chuva intensa fez com o que esta partida fosse interrompida ao fim de cinco minutos, tendo a partida sido reatada quase uma hora depois numa altura em que já não chovia.
Depois de ter empatado frente à Inglaterra a um golo na primeira jornada, a formação francesa teve uma excelente oportunidade para se colocar na frente marcador aos 29 minutos, mas Menez rematou contra o corpo de Pyatov após boa jogada de Ribery.
Cinco minutos depois, a Ucrânia respondeu num boa remate de Shevchenko ao qual o guardião Lloris correspondeu com numa excelente defesa, com Mexes a ficar também perto do golo aos 39 minutos, remate que teve a oposição de Pyatov.
Aos 53 minutos, a França adiantou-se no marcador com um golo de Jeremy Menez, após uma boa jogada individual pela esquerda.
Três minutos depois, Cabaye ampliou a vantagem gaulesa com mais um tento de belo efeito após passe de Benzema, tento que confirmaria o triunfo gaulês.
Aos 65 minutos, Cabaye teve uma soberana oportunidade para colocar o marcador em 3-0, contudo, o seu remate foi devolvido pelo poste da baliza de Pyatov.
Com esta derrota, a Ucrânia manteve os três pontos com que vinha da primeira jornada resultantes da vitória sobre a Suécia por 2-1.
Sob a arbitragem de Bjorn Kuipers, da Holanda, no Donbass Arena, em Donetsk, na Ucrânia, com uma assistência de cerca de 48 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Ucrânia: Pyatov, Selin, Khacheridi, Mikhalik, Husyev, Tymoshchuk, Voronin (Devic, 46), Yarmolenko (Aliyev, 69), Nazarenko (Milevskiy, 60), Konoplyanka e Shevchenko.
França: Lloris, Debuchy, Rami, Mexès, Clichy, Diarra, Cabaye (M'Vila, 69), Nasri, Ribery, Ménez (Martin, 73) e Benzema (Giroud, 75).
Ação disciplinar: cartão amarelo a Ménez (40), Selin (55), Debushy (79), Mexès (81) e Tymoshchuk (87).