A Air Canada e a Airbus anunciaram hoje que estão a realizar o primeiro «voo perfeito» entre Toronto e a Cidade do México, ao utilizarem combustível derivado de azeite de cozinha reciclado, noticia a agência Efe.
Esta e outras medidas permitem a redução em 40 por cento das emissões do voo AC991, adiantaram as empresas.
O voo do avião A319 entre Toronto e a Cidade do México é o mais ecológico alguma vez feito por uma empresa aérea, assegurou a Air Canada.
O avião utiliza uma mistura em partes iguais do combustível usado normalmente pelos aviões com um biocombustível obtido com a reciclagem do azeite de cozinha.
Através de comunicado, a companhia aérea adianta que a mistura, desenvolvida pela empresa SkyNRG, «foi certificada pelos padrões normais de combustível de reator e pode ser utilizada de forma segura, sem modificar os sistemas da aeronave».
Para maximizar as reduções, o voo seguiu a rota mais direta entre Toronto e Cidade do México, «utilizando o perfil de voo vertical mais eficiente e aplicando um Planeamento de Descida Contínua para poupar combustível e limitar o ruído», acrescentou a Airbus.
A Air Canada afirmou que o voo, com o apoio da Airbus, ligar-se-á com outros voos que usam biocombustíveis, do Canadá para o Rio de Janeiro, estabelecidos sob os auspícios da Organização da Aviação Civil Internacional, para realçar o compromisso do setor da aviação com o meio ambiente, na conferência da Organização das Nações Unidas sobre sustentabilidade.