À espera das grandes decisões, com a chegada esta quarta-feira dos 130 chefes de estado e de governo de todo o mundo (mas sem a presenção de Obama, Merkel e Cameron), as delegações presentes na Cimeira da Terra agitam-se para chegarem ao texto final da "Declaração do Rio".
Longe do colorido dos toucados dos Índos da Amazónia, que por estes dias enchem a zona do aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, onde decorre a cimeira alternativa.
Longe do desfile de tribos de várias culturas; povos nativos de todo o mundo unidos no mesmo ritmo de combate e com o mesmo lema: «Não tomar o planeta como se fossemos donos da terra sem pensar nas gerações futuras».
Longe, à distância de um egarrafamento de 30 quilómetros, fechados em salas climatizadas, os diplomatas verdes discutem a adoção de um novo conceito há muito desenvolvido plos economistas do desenvolvimento: a «Economia Verde».
E, se perguntarmos a uma criança de 10 anos o que é a «Economia Verde», a resposta vai ser tão simples como a do economista da Universidadede Cambridge, Partha Dasgupta, que desenvolveu o conceito de riqueza inclusiva das nações. Para ele, a «Economia Verde», não é mais do que «incluir a natureza na nossa contabilidade económica», nas contas das nações.
«Todos os anos temos estatísticas nacionais com o consumo, a produção e as despesas; mas falta fazer as contas a uma parcela escondida», sublinha Dasgupta.
O economista refere que «o PIB é errado porque um país pode apresentar crescimento mesmo que esteja a queimar as suas florestas».
Jovens na Eco 2012
Tal como há vinte anos, na eco 92, desta vez tambem foi escolhida uma voz jovem para intervir na Cimeira da Terra.
Brittany Trilford é da Nova Zelandia tem 17 anos e ideias muito definidas sobre o ambiente é por isso que diz que os probemas ambientais estão «cada vez mais densos e dificeis de resolver».
Ela é uma rapariga assustada com o futuro e a pergunta sai directa para os lideres mundiais: se também eles «não estão assustados com a crise ambiental?» e mais preocupados com os mercados de valores.
«É o meu futuro que vocês colocam na bolsa e esperam subidas e descidas mas eu não me encaixo num relatório trimestral» disse esta jovem perante dezenas de delgados de todas as nações do mundo.