A maior parte da comunidade portuguesa em Praga prepara-se para ver o jogo com a República Checa no único café português da capital do país. A TSF falou com o proprietário do Café Oliveira e com outros dois emigrantes portugueses e descobriu que, mesmo que o jogo não seja visto no café português, é para lá que segue qualquer resultado.
O Café Oliveira abriu as portas muito recentemente, no dia 9 de junho, dia em que Portugal jogou pela primeiro vez no Euro 2012, frente à Alemanha.
O dono do café, Fábio Oliveira, estava renitente em inaugurar o espaço nesse dia porque havia «falta de condições por ser difícil encontrar produtos portugueses na República Checa» mas, perante a insistência de amigos e conhecidos através do Facebook, este emigrante de 26 anos não teve como responder negativamente e avançou com uma 'pré-abertura', isto é, abrindo o estabelecimento apenas da parte da tarde.
Fábio Oliveira admite agora que «foi uma boa aposta e o negócio está a correr bem, apesar de ter apenas duas semanas de vida».
O Café Oliveira, o único café tipicamente português em Praga, e «muito provavelmente em toda a República Checa», diz o proprietário, passou a ser o ponto de encontro da maior parte da comunidade portuguesa na capital checa.
Contactado pela TSF, o emigrante português Bruno Sanches, diz que esta quinta-feira tem «tudo preparado para sair mais cedo do emprego» mas ainda não tem certezas sobre o sítio onde vai ver o jogo.
«O mais provável é ir para um pub tipicamente checo, onde a vitória vai saber melhor», diz este responsável de equipas de networking, de 34 anos.
Confiante na vitória da equipa das quinas, Bruno Sanches considera que «estar no meio do adversário, com civismo, elimina eventuais problemas». De qualquer maneira, Bruno Sanches só vai saber ao certo onde vai assistir ao jogo, minutos antes do seu início.
Ainda assim, e mesmo que a ideia original permaneça, «o destino seguinte será sempre o de seguir para o Café Oliveira para comemorar com os compatriotas».
O português João Duarte, emigrante há sete anos na República Checa, aposta também numa vitória de Portugal mas é em família que vai ter mais troca de palavras.
Casado com uma rapariga checa, considera que «a rivalidade vai ser mais com o irmão e o pai dela visto que eles é que ficariam contentes se eles nos ganhassem, o que eu acho que não vão conseguir».
O jardim público de Praga, o Beer Garden Riegrovy Sady, é o lugar escolhido pelo informático João Duarte para assistir ao jogo mas, sendo a cinco minutos do Café Oliveira, «é mais que certo que, no final do jogo, nos encaminhemos para lá».