Economia

Transportes: Santos Pereira acusa sindicatos de utilizarem greve como «chantagem»

Álvaro Santos Pereira

O ministro da Economia acusou os sindicatos do setor dos transportes de exercerem «chantagem» nas greves que estão a realizar e de o Governo ter «demonstrado enorme paciência» em relação à situação.

Álvaro Santos Pereira, que está a ser ouvido na comissão de economia da Assembleia da República, respondia aos deputados sobre as várias greves existentes no setor dos transportes e a uma pergunta do deputado do PCP Bruno Dias sobre a situação da NAV, a empresa pública de controlo de tráfego aéreo.

O ministro afirmou que o Governo «tem demonstrado uma enorme paciência em relação às greves no setor dos transportes e não vai ceder a chantagens de quem quer que seja quando está em causa o interesse nacional».

Para Álvaro Santos Pereira, a NAV «não pode ser uma exceção» nos cortes salariais e de subsídios de férias e de Natal, até porque «o salário médio da empresa é de 140 mil euros [anuais] e os primeiros 50 trabalhadores ganham em média 175 mil euros [anuais]».

Segundo o ministro, os salários dos trabalhadores «são merecidos», mas «excecionar a NAV não parece adequado» tendo em conta «o esforço que todo o país está a fazer».