Euro 2012

Rosicky, o craque checo, vai ser suplente

O médio checo Tomas Rosicky vai estar hoje fora do 11 inicial, mas no banco, no jogo com Portugal, avançou o diretor desportivo Vladimir Smicer.

Rosicky, de 31 anos, está a braços com uma inflamação no tendão de Aquiles sofrida durante a fase de grupos do Europeu no jogo frente à Grécia (vitória checa por 2-1), que o fez falhar o jogo com a Polónia (1-0).

Apesar de ter regressado na quarta-feira aos treinos, depois de uma semana a recuperar da lesão, tendo chegado a viajar a Praga para tratamento, Smicer explicou que a "estrela" da equipa checa não está em forma para jogar desde o início.

«É certo que Tomas não vai jogar desde o início», disse ao canal de televisão público checo.

O médio dos ingleses do Arsenal, que já ficou de fora, devido a lesão, do Euro2008, poderá ser chamado a determinada altura do jogo, acrescentou Smicer.

Para o luso-francês Amaury Bischoff, ex-colega do checo no Arsenal, até seria melhor Rosicky jogar de início.

Rosicky esteve na conferência de imprensa de lançamento destes quartos de final e sublinhou que Portugal é provavelmente o adversário mais difícil que surgiu no caminho dos checos, neste torneio. Quanto a Cristiano Ronaldo, que conhece sobretudo dos encontros na Liga inglesa, «é um bom atacante, mas não gosta de defender».

Rosicky vê nesta eliminatória a oportunidade de uma geração de jogadores e que niguém quer deixar passar, prometendo luta até ao último instante da partida.

Para o selecionador Michal Bilek, o discurso dos últimos dias é para manter: favoritismo para os portugueses, mas atenção aos últimos dois jogos da equipa checa. «Que ganhe a melhor equipa».

A República Checa deverá jogar com Petr Cech; Gebre Selassie, Sivok, Kadlec e Limbersky; Hubschman, Plasil; Rajtoral, Jiracek e Pilar; Baros.