Economia

Espanha vai pedir ajuda na segunda-feira, avança presidente do Eurogrupo

A Espanha vai fazer um pedido formal para um programa de assistência financeira na segunda-feira, disse hoje o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, no final da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro.

«Esperamos que as autoridades espanholas façam a sua solicitação oficial para uma ajuda financeira até à próxima segunda-feira», afirmou Juncker durante uma conferência de imprensa no Luxemburgo, citado pelas agências internacionais.

O responsável disse que as autoridades da troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), que querem uma reforma no setor bancário espanhol, vão depois negociar os termos do empréstimo com Madrid.

Espanha tinha já anunciado que os seus bancos precisam de uma recapitalização até 62.000 milhões de euros, um valor muito inferior ao máximo que Bruxelas se mostrou disposta a avançar, 100.000 milhões de euros.

A ajuda será avançada pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e depois pelo Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), que deverá entrar em vigor a 1 de julho, afirmou Juncker.

Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol, disse, no Rio de Janeiro, Brasil, que os fundos de resgate europeus eram necessários «tão rápido quanto possível».