Euro 2012

Alemanha goleia a Grécia (4-2) e qualifica-se para as meias-finais

Alemanha está nas meias finais do Euro2012 Reuters

A Alemanha qualificou-se, esta noite, para as meias-finais do Euro2012 de futebol, depois de derrotar a Grécia, por 4-2, em encontro dos quartos de final, disputado em Gdansk, na Polónia. O próximo adversário da Alemanha será o vencedor do encontro entre a Inglaterra e a Itália.

A formação germânica entrou em força no jogo, decidida a resolver a partida o mais cedo possível, perante uma Grécia que cedo deixou transparecer a sua estratégia, assumindo um bloco muito baixo, à entrada da área, explanado num 4x5x1 (só com Salpingidis na frente), e cedendo a iniciativa ao adversário.

A verdade é que a sensação de que o primeiro golo da Alemanha estava iminente prevaleceu durante quase toda a primeira parte, em função das várias oportunidades de golo criadas, mas por alguma precipitação e falta de inspiração dos médios e avançados alemães, por um lado, e alguma felicidade dos gregos, por vezes com cortes "in-extremis", por outro, o nulo lá se ia mantendo.

Só aos 39 minutos é que a Alemanha "quebrou o enguiço" e teve de ser um defesa, o lateral Lahm, a abrir o marcador na sequência de uma diagonal interior, que lhe permitiu surgir em zona de finalização, com um remate de meia distância que bateu Sifakis.

Quando o intervalo chegou a sensação era de um resultado lisonjeiro para os gregos, profusamente dominados e incapazes de contrariar a posse e circulação de bola germânicas, razão pela qual raramente conseguiram acionar o contra-ataque ou rápidas saídas em transição ofensiva.

Quando conseguiam recuperar a bola, os gregos estavam muito distantes da área alemã, e como envolviam poucas unidades nas saídas para o contra-ataque, eram "presa fácil" para a defesa adversária, sempre em superioridade numérica.

Na segunda parte, a Grécia revelou um pouco mais de atrevimento, com as alterações introduzidas por Fernando Santos, que lançou Fotakis e Gekas, que emprestaram alguma profundidade à equipa, e contra todas as expetativas chegou ao empate aos 55 minutos, num lance típico de contra-ataque.

O golo de Samaras, a finalizar uma desmarcação de Salpingidis pela ala direita, lançado em profundidade, foi inesperado e penalizador para a Alemanha, não traduzindo o que se estava a passar em campo.

Mas o sonho grego durou apenas seis minutos, o tempo que a Alemanha precisou para repor a vantagem no marcador, através de Khedira, num remate de primeira na grande área grega, a culminar uma boa jogada coletiva.

Este golo teve o condão de quebrar a resistência anímica dos gregos e os terceiro e quarto golos alemães, marcados por Klose e Réus aos 68 e 74 minutos, surgiram com toda a naturalidade face à superior qualidade do futebol alemão, a despeito da Grécia ter ainda reduzido, aos 89 minutos, por Salpingidis, na cobrança de um penálti.

A Alemanha junta-se a Portugal nas meias-finais, fase na qual vai defrontar a Inglaterra ou a Itália, que se defrontam no próximo domingo em Kiev.

Ficha de jogo:

Marcadores:

1-0, Lahm, 39'

1-1, Samaras, 55'

2-1, Khedira, 61'

3-1, Klose, 68'

4-1, Réus, 74'

4-2, Salpingidis, 89' (grande penalidade)

Equipas:

- Alemanha: Neuer, Boateng, Hummels, Badstuber, Lahm, Schweinsteiger, Khedira, Réus (Gotze, 80), Ozil, Schurrle (Thomas Muller, 67) e Klose (Mário Gomez, 80)

- Grécia: Sifakis, Torosidis, Papastathopoulos, Papadopoulos, Tzavelas (Fotakis, 46), Makos (Liberopoulos, 72), Maniatis, Ninis (Gekas, 46), Katsouranis, Samaras e Salpingidis

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)

Ação disciplinar: cartão amarelo para Samaras (14) e Papastathopoulos (75).

A assistir a este encontro no Arena de Gdansk, na Polónia, estiveram cerca de 40 milespetadores.