Euro 2012

Dois estilos em confronto, Mourinho e Guardiola?

Hoje vão estar em campo não apenas dois vizinhos, mas também dois estilos que dominam as atenções do futebol mundial. Portugal, há quem diga, vai ao encontro do Real Madrid de José Mourinho. A Espanha é campeã da Europa e do Mundo muito à custa do Barcelona.

A comparação pode até ser polémica, mas existe.

Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe trazem essa marca do clube merengue para a equipa portuguesa e que Paulo Bento potencia: além da genialidade imprevisível do capitão nacional, há o rigor defensivo, a segurança no passe, a qualidade e rapidez na saída para o contrataque e a...paciência.

Na seleção espanhola, Casillas, Arbeloa, Sergio Ramos e Xabi Alonso, do Real Madrid adaptaram-se ao tiki taka, o carrossel que faz mexer a equipa, com a batuta de Xavi Hernandez e Iniesta; ainda com Fabregas, Busquets, Piqué...e do banco pode sair Pedro Rodriguez, todos do Barcelona, ainda que sem a colaboração do rival de Ronaldo, Lionel Messi.

Fernando Torres, do Chelsea, é o tal ponta de lança de raíz que muitos reclamam, mas que pode ou não entrar na equipa.

O onze base da Espanha completa-se com Jordi Alba, lateral esquerdo do Valência e David Silva, atacante do City.

Resta saber qual é o estilo que vai vingar.

A Espanha fez ontem à noite o último treino e Vicente Del Bosque aproveitou para treinar penaltys, não vá o assunto resolver-se dessa forma. Foi assim que a Espanha eliminou a Itália nos quartos de final do Euro 2008, que depois viria a conquistar.