A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a acompanhar os cerca de 1500 adeptos portugueses que estão na cidade ucraniana para assistir ao jogo entre Portugal e Espanha, da meia-final do Euro2012.
«À semelhança do que tem sido feito em Portugal desde o Euro2004, e de outros eventos que Portugal tem organizado, nós encaramos isto como uma espécie de policiamento de proximidade», explicou o comissário Luís Elias, em declarações à agência Lusa.
Enquanto o responsável pela delegação policial lusa dava conta da inexistência de ocorrências com portugueses no local, os restantes elementos da força eram solicitados incessantemente para acompanhar adeptos em fotografias.
«Dentro das nossas possibilidades acedemos a estes pedidos para tirar fotografias e certamente vamos ter fotografias espalhadas um pouco por todo o Mundo, desde ucranianos, a portugueses, a adeptos de outras origens», reconheceu.
O comissário Luís Elias admitiu que a adesão de adeptos portugueses ficou aquém das previsões, justificando este número com o «elevado custo dos bilhetes para o jogo, da viagem e também do alojamento».
«Até ao momento não há nada a referir, há cerca de 1500 adeptos portugueses em Donetsk. As previsões estão um pouco em baixa, mas registamos um clima de cordialidade entre os adeptos portugueses e espanhóis, como se pode ver nas imediações do estádio», explicou.
A cerca de duas horas do pontapé de saída para o encontro que decide o primeiro finalista do Euro2012, o comissário português reiterou a necessidade de manter o profissionalismo, em detrimento de algum sofrimento patriótico.
«Eu estarei na sala de comando e controlo, na qualidade de chefe de delegação juntamente com o meu colega espanhol, e os restantes elementos de ambas as delegações vão estar nas bancadas junto dos adeptos», referiu.
O responsável policial português rejeitou por isso que a PSP funcione como uma «força especial» para os jogadores da equipa das "quinas".
«Nós aqui temos de manter o nosso profissionalismo, obviamente vamos olhando para o que se vai passar no relvado e vamos assistindo ao jogo, mas, acima de tudo, a nossa preocupação é que não haja incidentes e colaborar com a polícia ucraniana para prevenir qualquer ocorrência que possa estragar a festa», concluiu.
As seleções de Portugal e Espanha defrontam-se hoje, a partir das 21h45 locais (19h45 em Lisboa), no estádio Donbass Arena, em Donetsk, na Ucrânia, em jogo das meias-finais do Campeonato da Europa de futebol de 2012.