Vida

Albufeira: Trabalhadores dos Impostos vão ter curso de defesa pessoal

Departament de Finanças

Em Albufeira, começa este fim de semana o curso de defesa pessoal para os trabalhadores dos Impostos. O Algarve é um dos distritos que, nos últimos tempos, tem registado um aumento dos casos de agressões contra estes funcionários.

Assumem o lado odioso do Estado, mas salientam que estão no cumprimento das suas funções. Nos últimos tempos, sinal da crise,os trabalhadores dos impostos têm sido alvo da agressividade dos contribuintes; às vezes com consequências graves, conforme revelou António Frazão, dirigente regional do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.

«Há cerca de três semanas, um colega do serviço de Finanças de Lagos viu-se confrontado com dois agressores à porta de sua casa. Um dos agressores, era portador de uma arma de fogo e o outro de um bastão de basebol», explicou.

Este responsável revelou que foi por causa deste e de outros casos, ocorridos um pouco por todo o País, que decidiram avançar com este curso de defesa pessoal. Os trabalhadores vão ter 2 monitores de artes marciais mas, se lhes for perguntado

se, desta forma, não estão a fomentar ainda mais agressividade,

respondem que querem apenas usar a dissuasão.

António Frazão lembrou que, apesar de serem cobradores de impostos, percebem bem a revolta de quem vê penhorados os seus bens por falta de dinheiro para cumprir com o fisco; porém, salientou que também encontra pessoas reiteradamente criminosas.

Neste curso, que começa no próximo fim de semana,

estão inscritos 25 funcionários. O Sindicato dos Trabalhadores dos Impotos admite fazer outras ações noutros locais do País.