O fabricante do telemóvel multimédia anunciou hoje a eliminação, durante o próximo ano, de pelo menos cinco mil trabalhadores e um novo adiamento da nova plataforma para "smartphone".
Os resultados foram piores que o previsto, em função da queda acentuada de vendas, e uma das principais consequências será o corte de pelo menos 5000 postos de trabalho durante o próximo ano.
A Research in Motion, o grupo fabricante do Blackberry, anunciou perdas na ordem dos 400 milhões de euros no primeiro trimestre de 2012 e as ações da empresa na bolsa de Nova Iorque bateram num mínimo desde 2003, caindo mais de 18 por cento.
O presidente do grupo disse em comunicado, citado pela agência France Press, que não está satisfeito com os resultados e que vai continuar a trabalhar com todos para que seja feito um realinhamento inteligente dos recursos.
Para além dos despedimentos anunciados, a Research in Motion anunciou também que o novo sistema operativo, o BB10, que já tinha sido anteriormente adiado para o fim de 2012, afinal só será lançado no mercado em 2013.
No fim de maio, o grupo já tinha avançado que ia estudar as opções estratégicas, nomeadamente a procura de novos parceiros que ajudassem a ultrapassar as críticas que apontam para uma distância cada vez maior em relação aos concorrentes Iphone, da Apple, e aos telemóveis que usam o sistema Android, da Google.